Suzano é um dos municípios brasileiros que mais receberam influencia da cultura japonesa, por causa da Imigração japonesa no Brasil. Atualmente, a colônia japonesa representa cerca de 10% da população suzanense. Depois de desembarcarem do Kasatu Maru, primeiro navio de imigrantes japoneses a ancorar no Brasil, os 781 estrangeiros se distribuíram em várias regiões do estado de São Paulo.
Os primeiros japoneses a se instalarem em Suzano foram Kisaku Haguihara e Noriyuki Oshima e dedicaram-se á agricultura. Daí por diante os japoneses tiveram intensa participação na história de Suzano, seja na cultura, economia ou política. Pedro Miyahira, que foi prefeito de Suzano na década de 1970, viabilizou a vinda de indústrias japonesas para a cidade, segmento econômico em que Suzano se destaca atualmente. Das empresas radicadas em nossa cidade podemos contar aproximadamente 30 empreendimentos conduzidos por japoneses e descendentes. Entre eles, há indústrias que estão entre as líderes de seus segmentos. Há clubes na cidade que mantêm as tradições do Japão em Suzano, promovendo festas e eventos esportivos e culturais como a Festa da Cerejeira e a gincana Undokai. A colônia também mantém uma escola de ensino regular nipo-brasileira e quer construir um espaço destinado ao treinamento de artes marciais no Brasil.
Em Suzano, parte da população residente também tem origem nordestina. Um exemplo desta influência é a Festa Nordestina em Suzano (www.festanordestinadesuzano.com.br), que em 2013 reuniu cerca de 55 mil pessoas para prestigiar as comidas típicas (tapioca, buchada de bode, baião de dois, bobó de camarão, feijão tropeiro, sarapatel e caldo de mocotó) e shows de música regional. O evento é organizado pela Paróquia Santa Rita de Cássia com apoio da prefeitura.
Fonte: Wikipédia
Proprietários - SIC